Google

Monday, October 09, 2006

O caos das home-pages

Hoje vou falar um pouco sobre as home-pages que andam por aí.

Já fazem muitos anos que eu bato na tecla da inadequação da maioria dos sites, principalmente aqueles com caráter publicitário.

A meu ver a principal causa de problemas é a adoção do Flash para a criação de sites.

Flash é uma ferramenta maravilhosa. Mas não para o uso que muitas vezes se vê. Flash é ótimo para criar uma animação que ilustre o site, ou para inserir vídeos no mesmo de forma leve e transparente ao usuário.

Mas Flash não é adequado para substituir o HTML. E o motivo é simples.

Um dos principais motivos pelos quais a www se tornou um sucesso foi o uso de uma metáfora navegacional simples e padronizada. Por metáfora navegacional entenda-se o uso de símbolos e comandos que permitem ao usuário "surfar" entre diferentes páginas. No momento em que o usuário tem que abandonar os comandos que ele já conhece e aprender novos, seu tempo é desperdiçado. E tempo é um dos recursos mais excassos dos dias atuais.

Exemplificando: o principal elemento de navegação utilizado é o botão de parar. O segundo é o botão de retroceder. Ambos perdem seu sentido quando utilizados em um site baseado em Flash onde uma nova janela se abre e a navegação deve ser feita apenas clicando em links e aguardando que uma arte inteira carregue como acontece com muitos sites atualmente.

O tempo médio que um usuário permanece em um site é inferior a um minuto e trinta segundos. Então é necessário capturar a sua atenção e vender a mensagem para ele neste curto espaço de tempo. Portanto se o tempo do usuário for desperdiçado esperando que artes elaboradíssimas carreguem, não sobrará tempo para que ele receba a mensagem que deve lhe deve ser transmitida.

Muito pode ser dito sobre este assunto. O principal pecado de um site Flash é que ele não é indexado pelo Google. E quem não aparece no Google não está no mundo nos dias de hoje.

Mas naturalmente há quem lucra com estes sites. São os criadores de home-pages que cobram valores bem acima daqueles que seriam cobrados por produções menos elaboradas criadas em HTML puro.

Quando alguém lhe oferecer um site "avançadíssimo e moderníssimo" desconfie. Desconfie de duas coisas: ou bem ele não entende de internet marketing ou bem ele está querendo tomar mais do seu dinheiro do que seria justo.

Se você quer saber mais sobre o assunto, então visite o site do maior guru mundial no assunto, o Jakob Nielsen. Seu site, um exemplo de minimalismo e eficiência encontra-se no endereço:

http://www.useit.com

Voltarei ao assunto oportunamente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home