Google

Sunday, June 04, 2006

Software Livre e Voluntariado (parte 1)

Vou começar discutindo um assunto que me interessa muito.

Trata-se da sinergia entre software livre e voluntariado.

Normalmente quando se faz a comparação entre software livre e software proprietário, esta centra-se em aspectos como a existência e qualidade do suporte, a resistência ou não a vírus, ou o desempenho e a qualidade de um ou de outro.

Eu proponho aqui uma outra ótica. Nesta minha visão eu proponho que se analise o aspecto colaborativo do desenvolvimento do software livre.

Com efeito um dos maiores efeitos da Internet é a sua capacidade de unir pessoas de diversos países e culturas ao redor de um interesse comum. A segmentação da Internet é total, havendo conteúdo para atender os mais diversos interesses.

Esta união de mentes encontra seu ponto alto na possibilidade de potencializar o desenvolvimento do conhecimento. Por meio da troca de idéias entre interessados em um determinado assunto a geração das mesmas acelera-se fortemente.

Tome-se agora um outro fato social. Falo do voluntariado.

Nos últimos anos tem sido exacerbada a noção de compartilhar, de dar de sí para ajudar aos outros.

As raízes deste movimento podem ser encontradas nos anos 60. O ecologismo dos anos 70 faz parte da mesma linha evolutiva. Nos anos 80 é difundido o conceito de "Balanço Social" das empresas. E as ONGs dos anos 90 foram talvez as grandes divulgadoras do conceito de voluntariado.

Não cabe aqui juízo de valor sobre qualquer um destes movimentos. Apenas analisar os efeitos que trouxeram sobre a comunidade do software.

A palavra e o conceito de voluntariado são portanto de uso quotidiano em nossos dias. Nos próximos "posts" vou continuar na análise de como isto se relaciona com o desenvolvimento de software.

1 Comments:

Blogger Usuário said...

Muito obrigado. Seja sempre bem-vindo!

3:21 PM  

Post a Comment

<< Home