Google

Thursday, September 14, 2006

O poder inexplorado do Orkut

Ontem estava andando pelo corredor da universidade e ví cinco alunos em um laboratório de informática. Como os monitores estavam voltados para o corredor, é possível enxergar o que eles estvam fazendo.

Dos cinco alunos, quatro estavam acessando o Orkut naquele momento !

Sei que posso parecer repetitivo (e provavelmente seja mesmo), mas é mais uma prova de que as pessoas usam a internet principalmente para interação entre sí.

A rede é apenas um meio tecnológico que aproxima as pessoas. Desde o sinal de fumaça, passando pelo correio escrito até o telefone, as pessoas buscam meios de se comunicarem e de faze-lo com mais agilidade.

Porém correio, telegrama e telefone nunca tiveram publicidade agregada. As pessoas se acostumaram a pagar pelo serviço e este é o modelo de negócio das empresas que os prestam.

Na internet a expectativa das pessoas é de não pagar. Então o modelo de negócios que está vencendo é aquele onde o serviço é pago por publicidade.

Mas como fazer com que as pessoas não se sintam invadidas por mensagens quando tudo o que querem é se comunicar com seus conhecidos? Esta é a pergunta de muitos milhões de dólares.

O Orkut é um exemplo de um fenômeno social que o próprio criador e seu patrocinador (o Google) provavelmente não esperavam. Cresceu como um serviço gratuíto prometendo continuar assim. Hoje são milhões de pessoas ligadas e a empresa deve se perguntar o que fazer para ganhar dinheiro com isto sem quebrar a promessa inicial.

É um dilema interessante.

Ao mesmo tempo alguns participantes tem tentado tirar vantagem do site, mas ainda com resultados pífios. Sei de contatos profissionais que sairam dalí, mas coisa pouca. Com certeza ainda há muito para acontecer.

Vale a pena meditar um pouco no tema.

ps: vocês sabiam que o Google não indexa as páginas do Orkut ? Porque será ?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home