Google

Wednesday, September 13, 2006

Internet Marketing e Novelas

Eu sempre costumo dizer que as novelas são o fato mais democrático do Brasil.

Isto porque, da classe mais humilde ao maior empresário, é impressionante o número de pessoas que assistem a mesma programação dia após dia.

Eu confesso ser um pouco elitista em meus hábitos televisivos. Basicamente só assisto a canais por assinatura. Minhas poucas incursões nos canais abertos se restringem a esportes e a um ou outro programa um pouco mais inteligente.

Mas também não nego que gosto de novelas. O motivo pelo qual não as assisto é exatamente este: eu sei que se começar não paro mais. E simplesmente não posso desperdiçar uma hora do meu dia com um vício. Uma vez ouvi dizer que a televisão é um "redutor eletrônico de renda" e concordo muito com isto.

Muitas vezes me vejo mal, quando algum amigo resolve comentar algo sobre a novela ou seus personagens comigo. Eu não sei o que dizer e fica parecendo que ou sou um exibido ou então um alienado.

Toda esta introdução foi para dizer que ontem eu estava folheando os jornais e me detive no resumo de uma das novelas. Alí em cinco ou seis linhas estavam expostas basicamente as principais situações do capítulo do dia. O que me chamou a atenção é que todas eram situações do tipo: alguém namorou alguém, alguém beijou ou brigou com outro alguém e assim por diante.

Ou seja, eram situações que envolviam emoções. Relacionamento humano. E isto me despertou para o fato de que é exatamente com isto que as novelas trabalham e que explica o seu sucesso. Elas não lidam com situações técnicas, frias, abstratas. Mas lidam com aquilo que no final das contas é o que angustia a todos nós: nosso relacionamento e como nos sentimos em relação aqueles com quem convivemos.

Ao trabalharem com isto as novelas espelham em um mundo de fantasias aquelas expectativas ou vivências reais das pessoas.

Várias vezes eu tenho exposto em meus escritos e palestras que para fazer sucesso na internet é preciso valorizar o relacionamento humano. O que o ser humano busca na tecnologia é mais uma vez preencher os seus vazios existenciais. Que continuam os mesmos de sempre, independentemente de tecnologia e progresso. Por trás das máscaras está sempre o ser humano e é ele que é preciso atingir.

Então qualquer campanha de marketing para ser bem sucedida precisa buscar isto, atingir os sentimentos e dentro do possível valorizar e estimular o relacionamento.

As novelas mostram claramente este caminho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home